O momento do São Paulo é de grave crise, mas o do Inter é de empolgação. Enquanto o time paulista sofre a maior crise técnica de sua história, com sete derrotas consecutivas, os gaúchos sonham com a liderança do Campeonato Brasileiro - posto que não ocupam desde 2009.
Os dois se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), no estádio do Morumbi, em jogo antecipado da 12ª rodada pela CBF, a pedido do São Paulo, que fará uma excursão por Europa e Japão a partir da semana que vem.
Os gaúchos chegam empolgados não só pelo bom momento em campo, mas também pelas contratações recentes: Alex, ídolo do clube entre 2004 e 2009, e que estava no futebol árabe, e Ignacio Scocco, atacante argentino que se destacou na Taça Libertadores pelo Newell’s Old Boys. Já o São Paulo sofre crise política, com pressão de conselheiros e torcedores sobre o presidente Juvenal Juvêncio e o diretor de futebol Adalberto Baptista, e também com o momento técnico ruim, principalmente de estrelas como Luis Fabiano e Ganso.
O confronto terá transmissão para todo o país pelo canal Premiere, em sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 20h30.
São Paulo: mesmo com a sequência de derrotas, o técnico Paulo Autuori vai manter a base das últimas partidas. A única dúvida está na lateral esquerda. Clemente Rodriguez deixou o treino de terça-feira com dores na coxa esquerda. Se for vetado, Reinaldo terá a sua primeira chance como titular. A equipe jogará com: Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Clemente Rodriguez (Reinaldo); Denilson, Rodrigo Caio, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.
Internacional: Ednei é a novidade. O lateral-direito será o substituto de Gabriel, que sofreu uma contratura na coxa esquerda. Substituindo Índio, Ronaldo Alves segue na zaga ao lado de Juan. Damião ficará no banco, com a manutenção de Jorge Henrique e Diego Forlán na frente. A provável escalação terá Muriel; Ednei, Ronaldo Alves, Juan e Kleber; Josimar, Willians, Fabrício e D’Alessandro; Diego Forlán e Jorge Henrique.
São Paulo: Carleto se recuperação de cirurgia no joelho esquerdo e Juan foi cortado por opção da comissão técnica.
Internacional: Índio, dores musculares. Gabriel apresenta uma contratura na coxa esquerda. Maurides se recupera de uma cirurgia para reconstrução de ligamentos do joelho direito, enquanto Otávio se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda.
São Paulo: Aloísio, Lúcio, Luis Fabiano e Paulo Henrique Ganso
Internacional: Airton, D'Alessandro, Fabrício e Gabriel
Andre Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Cristhian Passos Sorence (GO) e Marrubson Melo Freitas (DF). O árbitro participou de três partidas neste Brasileiro: Atlético-PR 2 x 2 Cruzeiro, Atlético-MG 2 x 0 Grêmio e Flamengo 0 x 1 Náutico. Ele aplicou um cartão vermelho na competição e tem média de 3,6 cartões vermelhos. André Luiz assinalou um pênalti no Brasileirão e tem média de 29 faltas marcadas por partida. O Campeonato Brasileiro tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho por jogo. A média de pênaltis é de 0,2 por partida. São 33,7 faltas por confronto até aqui.
São Paulo: sem vencer nos últimos sete jogos no Brasileiro, o Tricolor sofre com a falta de eficácia nas finalizações. Apesar de ser o quarto time que mais arremata a gol, o São Paulo só tem balançado a rede uma vez a cada dez tentativas. Outro dado é o péssimo aproveitamento em casa. São apenas 20% dos pontos conquistados, com quatro derrotas e uma vitória em cinco jogos no Morumbi. E o torcedor do São Paulo não pode reclamar de falta de pegada da equipe - o time paulista é o que mais roubou bolas até aqui: 140 em nove jogos.
Internacional: as bolas aéreas são um dos pontos fortes do time. Dos 17 gols que fez, mais de 60% foram desta maneira. O time gaúcho tem uma das menores médias em faltas cometidas: 13,3 por partida. Os atacantes do Inter precisam de mais atenção para não serem flagrados em impedimento. Já foram 29 lances deste tipo em oito jogos. O Colorado é um dos times mais disciplinados da competição, sem ter levado cartão vermelho.